Followers

16 de dez. de 2014

Pão de mel que fiz para um chá de bebe

Oieeee meninas, como vão, sei que sumi mesmo, é que no último domingo foi o chá de bebê de minha irmã, imaginem a correria, só eu e ela para fazer tudo, ainda bem que o salgado ela comprou , mas o bolo, os doces, as lembrancinhas fiz tudo, e ajudei ela a fazer o pão de metro.

MASSSSS anotem aí, é a primeira vez que vou passar a minha receita de pão de mel, tenho ela a 14 anos, nunca, nunquinha ninguém conseguiu a receita comigo. Mas o mundo dá voltas e resolvi divulgar.

Sigam o passo a passo como vou passar abaixo, vendi ele por muito tempo, vou passar todas as dicas.

PÃO DE MEL

MASSA:

* 2 xícaras de farinha de trigo (uso a Sol ou Dona Benta sem fermento)
* 1 xícara de chocolate em pó (uso o Nescau)  por favor NÂO usem aqueles achocolatados com açúcar, geralmente são os mais baratos, pois alteram a receita, o NESCAU vem açúcar, mais é moderado e é mais forte, dá certinho
* meia xícara de açúcar mascavo (uso qualquer marca, que por aqui custa em torno de R$ 3,90)
* 1 colher de (chá) rasa de bicarbonato de sódio
* 1 colher de (chá) cheia de fermento em pó
* 2 colheres de (chá) rasa de canela em pó
* 1 xícara de leite
* 1 xícara de mel (aqui o mais barato é o FAVINHO, pode ser qualque marca, do mais barato, você encontra em casas de festa
* 2 colheres de (sopa) de margarina (bem cheia), aqui uso sem sal, mas a maioria das cidades não vendem sem sal, mas usem sem medo, mesmo com sal porque não altera na qualidade e nem no sabor
* 1 ovo inteiro ( quando for fazer meia receita bater a clara com a gema com um garfo e dividir em 2 partes.

RECHEIO: uso da marca ALIFEST, essa marca tem vários recheios aqui em São Paulo, o tradicional é de doce de leite, mas no chá de minha irmã usei de brigadeiro, doce de leite e de morango.

Peneire todos os ingredientes secos em um refratário e mexa bem, acrescente aos poucos o leite, mel, a margarina derretida e o ovo até obter uma massa lisa, não usar batedeira, use uma colher de pau, porque na batedeira a massa cresce e dá errado.

Unte e enfarinhe uma forma de bolo, despeje a massa e asse por cerca de 35 a 45 minutos até a massa ficar firme, se for no forno elétrico assar por cerca de 10 minutos.

Deixe esfriar e desenforme, recheie e cubra com uma calda de chocolate ou 500g de chocolate em barra  misturado com uma lata de leite condensado.

Você pode banhar forminhas para chocolate, fazer a casquinha de chocolate derretido, colocar 1 colher de chá de recheio e uma fatia de bolo de pão de mel, tampar com chocolate, deixe secar e desenforme.