Followers

30 de nov. de 2012

Como fazer pão caseiro simples


Gente, como vão, vou bem graças a Deus.
Amo fazer pão, e esse é o que eu mais faço em casa.
Abaixo vou mostrar o passo a passo, é só seguir direitinho que dá super certo.

Abaixo foto do fermento que eu usei nesse pão, sendo fermento seco, uso qualquer marca. Compro todo mês na compra.



Em um recipiente misture com uma colher 4 ovos inteiros, 2 xícaras de chá de leite morno (não use nem frio e nem quente que o pão fica borrachudo), 2 colheres sopa de margarina ou manteiga derretida, 3 colheres de sopa de óleo, 30g de fermento biológico fresco ou 10g de fermento seco (aqueles usados geralmente para fazer pizza), 1 colher sopa de sal, 1 colher e meia de sopa de açúcar.
Mexa bem.



Vai ficar assim, igual a foto abaixo, bem melequento, bem grudento.


Adicione 700g de farinha de trigo e sove com a mão. Tire anéis para não sumir na massa depois e comece a marcar 10 minutos no relógio para sovar.




Quando começa a sovar, fica grudento, mas conforme sova vai firmando, continue sovando


Aos poucos acrescente mais 300g de farinha de trigo, mas AOS POUCOS ESSAS 300g, porque conforme vai ficando grudento, você vai colocando mais farinha de trigo, é só 1kg de farina mesmo, na primeira etapa lá em cima são 700g e conforme começa a sovar vai grudando e você vai colocando aos pouquinhos as outras 300g de farinha de trigo,


Fica igual a foto abaixo, é importante sovar por 10 minutos, porque se você fizer por menos o pão não dá certo (HAAAA, MAS UM DIA TEREI UMA MÁQUINA DE FAZER PÃO, kkkk)


Fica seco por fora e molinho por dentro.

Cubra a massa com papel filme (usei sacolinha mesmo, mais barato), faço igual a minha avó, cubro com plástico, por cima uma tampa grande, por cima um cobertor dobrado bem quentinho, deixe descansar por 30 minutos até dobrar de volume.



Em uma bancada de mármore coloque um punhado de farinha de trigo, coloque a massa e abra com um rolo. (se não tiver o rolo, pode usar um cano de PVC).





Abaixo uma tabelinha de medidas, guardo como ouro, porque uso fermento seco e o pessoal costuma usar fermento fresco de mercado, então vai ai as medidas.


Depois de abrir a massa enrole.


Coloque em uma forma untada e enfarinhada, faça cortes no pão com uma faca e pincele 1 gema batida. Asse em forno baixo, no meu forno, aqueles a gás, assei no mínimo a 180 graus até dourar, mais ou menos 20 minutos. Mas asse no seu, se for a 180 no forno a gás, asse até dourar, mesm se for por menos tempo, senão fica seco.
No forno elétrico mesma coisa, asse a 180 graus até dourar, geralmente assa em 15 minutos ou menos.


Olha como ficou meu pão abaixo, quase não coube na forma.


Dá até gosto, vale o trabalho. Pensa só, gastei mais ou menos R$ 5,00, dá 1,500 kg, mais ou menos, no supermercado aqui perto custa R$ 8,00 o kilo do pão.





Vai um pedaço aí, beijão até a proxima.