inscreva-se

1 de nov de 2012

Como fazer bolo de laranja # Fátima Paulista

Que tal começar o dia fazendo um bolo de laranja, bommmm, gostoso, segue a receita e as dicas, beijocas.



Primeiro as observações:

1. nunca use farinha de trigo com fermento, fica borrachudo
2. nunca misture 2 marcas de farinha de trigo, cada fabricante faz o seu diferente, já fiz isso e ficou uma sola.
3. asse por 20 minutos em forno a 180 graus e depois mais 20 em 230 graus, mas quando atingir 30 minutos comece a ficar de olho, pois ele fica pronto quando você colocar a mão em cima do bolo com muito cuidado para não se queimar e ele estiver firme e não mole. (aprendi isso em um curso para boleiras)
4. espere esfriar e desenforme.
5. essa receita é a base de muitas, só uso ela porque dá muito certo, rende até 50 pedaços. Bom para festa na empresa de final de ano.

Faço esse bolo a uns 10 anos, você pode variar, pode suco de qualquer fruta, use polpas (aquelas compradas em supermercados), laranja, limão, cajú, cajá, morango..., etc, vai do seu gosto.


6 ovos


4 colheres de sopa de margarina ou manteiga



2 xícaras de chá de leite


2 xícaras de chá de açúcar


bata tudo no liquidificador por 3 minutos, ou se preferir na mão por 5 minutos, ou batedeira por 3 minutos e reserve.





Em um recipiente ( comprei esse no atacadão, uso para o preparo de minhas receitas), coloque
4 xícaras de farinha de trigo sem fermento, usei a Sol.


2 colheres de sopa de fermento culinário ( já usei o de pão na falta do culinário e o bolo ficou uma porcaria, kkk)


com o batedor


misture os secos


e acrescente sua reserva do liquidificador


misture levemente


fica assim, todo aerado, cheio de bolinhas, até aqui é um bolo simples, depois você acrescenta o sabor, eu coloquei o suco de 3 laranjas, pode ser o suco de 2 limões, ou polpas de sua preferência, ou até mesmo essências. Se quiser de chocolate acrescente 3 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó. Também fica ótimo com uma calda de chocolate


Suco da laranja sem caroço, e misture delicadamente


unte a forma com margarina e farinha de trigo, quando faço o de chocolate eu unto com margarina e chocolate em pó, fica boooommmm


Despeje na forma untada e asse


Espero que gostem, fiz um curso a muito tempo de bolos e salgados, vendi muito no passado, não vendo mais. Mas resolvi passar para as pessoas minhas receitas, não estão iguais as do livro de receitas porque fui me adaptando, me adequando. Fique a vontade de fazer, dúvidas me mandem mensagens, beijos